Informações:

Ser Modelo hoje em dia, não é nada fácil e é preciso ser muito mais que uma cara bonita ou ter um corpo exemplar. Como a indústria da moda é das mais competitivas do mundo, as aspirantes a Modelo Profissional precisam além de terem sorte na genética também devem ser profissionais, ambiciosas, trabalhadoras, dedicadas, humildes e ter persistência, ética e assuidade principalmente.  Nem todas as raparigas conseguem perceber isso logo do início e geralmente desistem logo no início, mas se se esforçarem o suficiente podem subir esses degraus complicados pouco a pouco e ficarem estabelecidas numa posição muito mais confortável ou até mesmo chegar ao topo. Obviamente o mesmo se aplica ao sector masculino. 

O dinheiro a sério geralmente anda perto do topo e quem vos vai pagar são as grandes empresas e marcas, não quer dizer que haja dinheiro em outras situações mas recomendo que procurem logo de imediato as melhores agências de modelos em Portugal e fazer uma inscrição. É preferível ter um portfolio pronto a mostrar às agências, mas não é obrigatório. Vai obviamente facilitar o trabalho da agência se já tiverem alguma experiência e fotografias para mostrar, vai demonstrar a tal dedicação e trabalho que vos falava anteriormente. As agências de modelos geralmente ficam com uma percentagem do trabalho que arranjam.

É comum nas agências  de modelos não haver pagamento de inscrição ou para a criação dos "books", É suposto a agência ter fotógrafos profissionais que façam os testes necessários para estudar o look da modelo e ter igualmente pessoas que hão-de ensinar a modelo a posar e a desfilar, por isso cuidado com as agências fraudulentas. Uma forma de obterem fotografias para o vosso portfolio é convidar outros fotógrafos a fazerem sessões, cada um tem o seu estilo e técnica, assim podem diversificar os temas e ganhar experiência. Atenção que cada fotógrafo tem a sua maneira de trabalhar e nem todos fazem sessões de graça, mas geralmente funciona deste género, troca-por-troca/tempo-por-fotos (TPF), a Modelo obtém fotografias de graça para o seu portfolio e o fotógrafo o mesmo. Obviamente quanto melhor a qualidade e experiência do fotógrafo menos gratuito será e haverá contrapartidas em obter as fotografias sobre certas condições ou até mesmo pagamento em dinheiro. Por exemplo, alguns fotógrafos pedem para assinar uma MODEL RELEASE (autorização escrita) que autoriza o uso das fotografias em sites de Arquivos/Bancos de Imagem, redes sociais, exposições, livros entre outros usos.

Uma coisa importante é serem versáteis e diversificadas nos temas que escolhem nas sessões, arrisquem, desafiem-se a vocês próprias, sejam arrojadas, façam pesquisa, treinem ao espelho, façam uma alimentação equilibrada e desporto quanto baste, nada de excessos. Isto irá criar versatibilidade, diversidade e vai mostrar que não tens vergonha do teu corpo e acreditas no teu potencial. É importante ter a noção que a tua imagem, o teu corpo e a tua personalidade são os verdadeiros pilares do que é ser Modelo Profissional, mas tem atenção aos limites, aos físicos e aos mentais. Age profissionalmente, sê humilde mas desafia-te para chegar sempre mais longe e melhor, lembra-te que o caminho é logo e as escadas difíceis de escalar e que este mundo da criatividade em fotografia vale muito do trabalho de equipa. Vais trabalhar com todo o tipo de pessoas, entre maquihadores, estilistas, directores e outras modelos com menos ou mais experiência, todos merecem atenção e respeito e muitas das vezes é preciso acreditar na experiência destes profissionais, tu podes não te ver em certo tipo de produções mas a experiência dos fotógrafos e do resto da equipa podem ver esse potencial em ti. 

Aprende a ouvir NÃO ou a ser rejeitada! ... mas também não desistas à primeira! O mercado está constantemente a mudar e a procura pode não reflectir a tua imagem no momento, às vezes não és tu o problema, são os factores externos que governam o mercado, lembra-te disto. Mais tarde pode acontecer que afinal já precisem de ti para algum trabalho, mas até seres reconhecida pelo mercado e pelo público vais ter que te habituar um bocado a este método e lentamente vais subindo degraus, as coisas são mesmo assim. O mercado é tão diversificado que o teu exotismo ou não-exotismo podem servir para uma coisa ou outra, as tuas mãos ou pés podem ser especiais, a tua sensualidade ou fisicalidade podem ditar certos mercados de nicho, o importante é seres versátil e estares aberta a experimentar um pouco de tudo, para identificar um bocado onde estão os teus pontos fortes, aprende a reconhecer os teus atributos, ou até mesmo se podes inovar em outros e aproveitar para estudar o mercado, sendo razoável e tendo maturidade nas escolhas e mantendo a vontade de trabalhar.  Podem consultar aqui e aqui para lerem mais sobre o assunto e estarem informadas. Podem igualmente consultar uma lista das principais agências de modelos e de publicidade em Portugal.

 
Em relação à idade, eu prefiro aceitar pessoas a partir dos 18 anos, mas obviamente posso fazer sessões fotográficas a pessoas mais jovens, será necessário uma autorização dos pais ou dos encarregados de educação responsáveis. Posso em caso de dúvida, pedir para ver o cartão de cidadão para verificar a idade e, quando for necessário assinar a model release poderá ser necessário tirar uma cópia do cartão de cidadão para anexar. Geralmente esta cópia é pedida em sessões fotográficas de nú, semi-nú ou simplesmente sensualidade sugestiva. NÃO FAÇO ESTE GÉNERO DE SESSÕES A MENORES DE IDADE. Em relação a trazerem acompanhantes para as sessões, recomendo, mas é de evitar a presença dos pais ou dos namorados, uma vez que criam tensão em vez de facilitar, é preferível que tragam amigos ou outros familiares, mas obviamente agradeço que discutam os contornos da sessão antes de a fazerem.

O meu CORPO vai ser uma ferramenta de trabalho! Essa é uma verdade a que se têm de habituar se quiserem ser modelos profissionais, terão de estimar, cuidar e preservar o vosso corpo, Mas não é preciso seguir extremos em NADA, o que está PREVISTO está dentro da lei e estudado dentro da saúde, sigam o conselho dos profissionais e sejam moderadas nas vossas escolhas, o equilíbrio é a palavra de ordem. Tenham especial cuidado com o cabelo, os lábios, as marcas de bronze que devem ser evitadas, ou se preferirem, igualmente distribuídas por todo o corpo, mas sem grandes exageros. Os dentes devem estar limpos e direitos (usem aparelho o mais cedo possível). A depilação deve estar feita, nos homens principalmente no peito e as marcas de roupa interior evitadas. Em relação aos olhos evitar as noitadas antes da sessão e as sardas são bem vindas, se as tiveres. As tatuagens podem ser um problema quando estão visíveis, uma vez que em trabalhos de publicidade será necessário pedir autorização ao autor da tatuagem, por isso as marcas/empresas evitam pessoas com muitas tatuagens, ou seja, fecha-te a possibilidade de obteres mais trabalhos no futuro. Finalmente a pele deve estar hidratada e a acne tratada. Os piercings são mais aceites hoje em dia mas não se deve abusar na quantidade nem na localização dos mesmos. Hoje em dia o mercado procura muito pela naturalidade do corpo. 

O teu corpo vai ser uma ferramenta de trabalho mas é preciso haver ou saber os limites, aprende a perguntar tudo antes das sessões fotográficas, verifica que tipo de trabalho é, o que se pretende e não faças nada do que não tivesse sido previamente discutido, ou se fizeres, tem de ser consentido por todas as partes. Observa as imagens exemplo que te mostrarem, as roupas, as poses, se envolve semi-nú ou não. É mais normal essas imagens reflectirem o que se pretende exactamente e não aproximadamente. Está atenta às manifestações de abuso de poder físico e mental, mas também não sejas radical e faz bem a leitura da situação, pode criar mau ambiente e pode ser apenas um mal entendido. O resultado final nas imagens é que importa, às vezes o processo para chegar lá pode envolver modelar o corpo para uma posição ou outra, tirar ou trocar peças de roupa para um estilo ou outro para explorar possibilidades diferentes de ângulos e looks, e provavelmente fazer às vezes coisas ridículas como por exemplo deitar-se no chão, subir para cima de troncos ou molhar a roupa na praia. O mais importante é estar aberto a experimentar, experimentar... até se conseguir algo especial ou não! O processo criativo é mesmo assim e tens de estar consciente disso. O que é preciso é haver entendimento sobre o que se está a fazer.     

MICROSTOCK (Arquivos/Bancos de Imagens) - O que são ?

São essencialmente sites especializados na comercialização de fotografias genéricas de todo o tipo, para basicamente todos os temas e cenários possíveis que se pense. Autênticas bibliotecas de imagens que servem uma grande variedade de clientes a nível mundial a preços geralmente muito reduzidos. As imagens geralmente podem ser usadas em conteúdo comercial ou editorial. Se por ventura aceitar ceder as fotografias das sessões fotográficas para serem incluídas nestes arquivos de imagem, terá de preencher e assinar uma autorização escrita, MODEL RELEASE (para pessoas) ou uma PROPERTY RELEASE (para locais ou propriedade, como por exemplo interiores de casas).

Os meus serviços fotográficos como abrangem uma grande variedade de temas, são ideais para submeter para estes Arquivos de imagem, se concordar em ceder as imagens, poderá obter descontos ou ser totalmente gratuito ou até mesmo ganhar dinheiro com isso, obviamente que terá de ser discutido caso a caso. 

Se eventualmente em casos raros a fotografia for usada de tal forma que seja ofensiva ou prejudique a imagem da pessoa, basta informar a empresa em questão que publicou a imagem ou a mim directamente. Não poderei resolver o assunto, uma vez que as fotografias estão a cargo dos Bancos de Imagem, mas uma vez informados da situação, juntamente com a sua equipa legal, rapidamente iniciam os processos necessários para resolvem o problema.

MODEL/PROPERTY RELEASE (Autorização escrita para modelos ou propriedade privada) - O que são e para que servem?

Hoje em dia na era global e digital, os fotógrafos e as próprias pessoas ou propriedades fotografadas precisam de nos dar autorização para a publicação das fotografias, seja para fins comerciais ou simplesmente para serem usadas para fins promocionais do trabalho do fotógrafo nas redes sociais ou em exposições, por exemplo. Assim, fica-se protegido por lei para eventuais problemas que possam surgir, para isso é sempre bom assinarem estas autorizações de modelo ou propriedade para que todas as partes possam estar informadas do destino das fotografias.

Normalmente isto pode assustar um pouco  mas no mundo da imagem e da arte as coisas são supostas funcionarem assim. As modelos devem ter a consciência do que significa ser modelo e que a sua imagem irá ser usada para promover um produto ou uma ideia e a sua propriedade o mesmo. Se têm problemas com o destino da sua imagem optem pelos serviços pagos.

É de notar que as imagens podem ser combinadas ou compostas com outras imagens.

© 2018 Mauro Rodrigues / Proudly created with Wix.com

Mauro Rodrigues (c) Fotografia (todos os direitos reservados) | Localização: Olhão/Faro - Algarve - Portugal  

email: mauro.zorg@gmail.com | site: www.maufotografia.pt  

Fotografia Profissional à sua escolha / in photography we must have a sense of wonder...